POLÍCIA TENTA DETER O PROFESSOR ALEJANDRO LOPEZ LOPEZ, MEMBRO DA “ASSEMBLEIA DOS POVOS INDÍGENAS DO ISTMO EM DEFESA DA TERRA E DO TERRITÓRIO” E DA “SEÇÃO 22”

Aos meios de comunicação

Às organizações sociais

Às instituições de Direitos Humanos

Aos povos indígenas

À opinião pública nacional

POLÍCIA TENTA DETER O PROFESSOR ALEJANDRO LOPEZ LOPEZ, MEMBRO DA “ASSEMBLEIA DOS POVOS INDÍGENAS DO ISTMO EM DEFESA DA TERRA E DO TERRITÓRIO” E DA “SEÇÃO 22”

Hoje, por volta das 16h50, policiais trajando uniformes da Agência Estatal de Investigação mexicana tentaram deter o companheiro Alejandro López López, que se encontrava em frente à loja Milano, na rua Portal de Mercaderes, no centro da cidade de Oaxaca. Nosso companheiro lutou com os policiais, que começaram a pedir reforços para detê-lo. No entanto, os policiais não atingiram seu objetivo devido à firmeza de Alejandro e por ser aquele um lugar muito movimentado, obrigando-os a retirar-se de lá. Na briga, os policiais deixaram cair uma identificação com o número 0446 e o nome Alejandro Rodrigo Morales Morales.

Ontem denunciamos a tentativa da empresa “Mareña Renovables” de entrar novamente na Barra Santa Teresa, território comunal dos povos indígenas Ikojts e binnizá do Istmo. Há três anos, as comunidades travam enormes batalhas para defender seu território. Nessa luta, o companheiro Alejandro López López tem tido um papel importante ao permanecer ao lado do seu povo nos momentos mais difíceis. Por sofrer ameaças de morte, ele solicitou sua incorporação ao Mecanismo de Proteção para Defensores e Jornalistas.

Esses casos de assédios, ameaças e repressão não são isolados, são parte de uma ação coordenada das empresas eólicas no Istmo com os três níveis de governo, que pretendem deter e calar a luta e as vozes dos nossos povos indígenas pelo respeito ao nosso direito de viver uma vida digna de acordo com as nossas culturas e contra os projetos que pretendem nos expulsar de nossos territórios.

“MAREÑA RENOVABLES” ENTENDA QUE NOSSO VENTO NÃO SE VENDE!!!

FORA MULTINACIONAIS EÓLICAS DO ISTMO DE TEHUANTEPEC!!!

ASSEMBLEIA DOS POVOS INDÍGENAS DO ISTMO EM DEFESA DA TERRA E DO TERRITÓRIO

ASAMBLEA GENERAL DEL PUEBLO BINNIZA DE ALVARO OBREGON, ASAMBLEA DEL PUEBLO IKOJTS DE SAN DIONISIO DEL MAR, ASAMBLEA DE COMUNEROS DE SANTA MARIA XADANI,ASAMBLEA DE COMUNEROS DE UNIÓN HIDALGO,COMUNEROS DE SAN MATEO DEL MAR, COMITÉ DE RESISTENCIA DE UNIÓN HIDALGO,MOVIMIENTO DE RESISTENCIA DE SANTA MARIA XADANI, ASAMBLEA POPULAR DEL PUEBLO JUCHITECO.

aLEJANDRO

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: