CONSÓRCIO “MAREÑA RENOVABLES” INSISTE EM ENTRAR NA BARRA SANTA TERESA, AGORA COM PESSOAL DA EMPRESA ESPANHOLA GAMESA

CONSÓRCIO “MAREÑA RENOVABLES” INSISTE EM ENTRAR NA BARRA SANTA TERESA, AGORA COM PESSOAL DA EMPRESA ESPANHOLA GAMESA

 Col. Álvaro Obregón, Juchitán, Oax., 18 de Novembro de 2013.

Aos meios de comunicação

Às organizações sociais

Às instituições de Direitos Humanos

Aos povos indígenas

À opinião pública nacional

Em 18 de novembro, por volta das 12h, uma caminhonete preta X-Trail, com placas UUU-56-77 do estado de Quintana Roo, tentou entrar na Barra Santa Teresa, quando foi interceptada pela polícia comunitária que, junto ao Conselho de Anciãos, questionou sua presença no lugar. O motorista se identificou como Luis Andrés Torres Ramos, empregado da empresa GAMESA, e disse que estava fazendo um reconhecimento da zona para averiguar as condições em que se encontra e dar início à construção do parque eólico.

Diante disso, companheiros do Conselho de Anciãos lhe disseram que existe uma minuta, datada de sete de novembro de 2012, assinada por representantes da empresa “Mareña Renovables” e da Secretaria Geral de Governo, em que eles se comprometem a respeitar o pensamento das comunidades quando dizem NÃO ao projeto eólico e NÃO à entrada na Barra Santa Teresa. Ainda lhe informaram que, com sua presença no local e com a intenção de se construir o parque, viola-se o direito de consulta prévia, livre e informada aos povos indígenas, reconhecido pelo México, em tratados internacionais, leis nacionais e locais.

Denunciamos publicamente que, com este assédio, pretende-se criar condições para a intervenção da força pública. Pedimos que todos estejam atentos aos acontecimentos que possam ocorrer em nossa região.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

A decisão da Assembleia Geral do Povo de Álvaro Obregón foi assinada, em sete de novembro, e ratificada, em 16 de fevereiro de 2013, pelo secretário geral de governo, Jesús Martínez A., que, após escutar os presentes ao quartel geral da resistência, manifestou: “Ouvindo seus argumentos, eu não teria nada a dizer-lhes, mas, como governo, escuto a todos e a cada um dos argumentos, e ainda, comprometo-me de maneira pessoal e como servidor público, que jamais se fará nada onde não esteja acordado com a comunidade; onde, para beneficiar uma empresa ou qualquer outro, se prejudique a uma pessoa ou a uma comunidade. Isso jamais seria permitido por esse governo e estou seguro de que o governador do estado de Oaxaca pensa exatamente da mesma forma”. http://www.youtube.com/watch?v=va_uyuS2OaA&feature=youtu.be&a  (16/02/2013)

“MAREÑA RENOVABLES” ENTENDA QUE NOSSO VENTO NÃO SE VENDE!!!

ATENTAMENTE

ASAMBLEA GENERAL DEL PUEBLO BINNIZÁ DE ÁLVARO OBREGÓN, ASAMBLEA DEL PUEBLO IKOJTS DE SAN DIONISIO DEL MAR, ASAMBLEA DE COMUNEROS DE SANTA MARÍA XADANI, ASAMBLEA DE COMUNEROS DE UNIÓN HIDALGO, COMUNEROS DE SAN MATEO DEL MAR, COMITÉ DE RESISTENCIA DE UNIÓN HIDALGO, MOVIMIENTO DE RESISTENCIA DE SANTA MARÍA XADANI, ASAMBLEA POPULAR DEL PUEBLO JUCHITECO.

ASAMBLEA DE LOS PUEBLOS INDÍGENAS DEL ISTMO EN DEFENSA DE LA TIERRA Y EL TERRITORIO. (ASSEMBLEIA DOS POVOS INDÍGENAS DO ISTMO EM DEFESA DA TERRA E DO TERRITÓRIO).

carro empresacaminhonete preta X-Trail, com placas UUU-56-77 do estado de Quintana Roo, tentou entrar na Barra Santa Teresa.

Ingeniero gamesaLuis Andrés Torres Ramos, empregado da empresa GAMESA

Binni Guiapa Guidxipolícia comunitária

579245_545086408904602_2022144668_nASAMBLEA GENERAL DEL PUEBLO BINNIZÁ DE ÁLVARO OBREGÓN

————————————————————————————————————————————-

Puedes apoyar el Blog de Tierra y Territorio  con tu donativo para seguir publicando noticias del Istmo.

Vía Paypal fácil y seguro.

Donación de Importe Libre.

donar

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: